quarta-feira, 23 de março de 2016

Inibidores ou moderadores de apetite - Como funcionam - Indicações e contra-indicações dos medicamentos

Moderadores de apetite - aliados do emagrecimento e inimigos da saúde ?


Resultado de imagem para moderadores de apetiteTodo medicamento pode ser um aliado ou um inimigo . Aliado no combate de uma doença e um inimigo para o restante do organismo .
Com os inibidores de apetite não é diferente .
Tais medicamentos atuam no sistema nervoso central, diminuindo a fome, a vontade de comer a toda hora e acelerando o metabolismo. Juntas, essas características permitem que o usuário emagreça rapidamente.

Ao usar os anorexígenos, a fome diminui e cai a procura por alimento. A pessoa se sente mais ativa. Mas esses remédios são mais eficientes para quem tem um padrão compulsivo, comum nos obesos que beliscam e se lembram de comida o tempo todo .
A medicação facilita a mudança no estilo de vida do obeso. Só que não adianta somente dar remédio. O paciente deve passar por um nutricionista e reforçar a melhora na atividade física .

Sintomas que podem indicar perigo

Resultado de imagem para moderadores de apetiteSegundo o cardiologista Marcelo Sampaio, chefe do laboratório de biologia molecular do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo , a excitação causada pelo anfetamínicos, pode causar insônia, irritação, palpitação, sensação de boca seca e ressecamento intestinal. Por isso, devem ser evitados por quem tem problemas cardíacos, pressão alta não controlada, por quem já sofreu derrame ou usa algum medicamento psiquiátrico .
- Em pessoas mais sensíveis à medicação, o uso pode ainda causar arritmia e taquicardia, por isso só deve ser indicado após a avaliação de um cardiologista, diz Sampaio.
- Não é raro ter pacientes com dor no peito após a introdução dessa medicação. É preciso usar com muita parcimônia e fazer exames cardiológicos, antes de prescrever o medicamento .

Remédios indicados para obesos

Resultado de imagem para moderadores de apetiteO uso da anfepramona, do femproporex e do mazindol é indicado para pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, valor que indica obesidade. Uma pessoa com IMC na faixa entre 18,5 e 24,9 tem peso considerado normal, e com IMC entre 25 e 29,9 tem sobrepeso. O cálculo é feito pela divisão do peso pela altura ao quadrado.
O uso desses medicamentos provoca o aumento do gasto calórico e a liberação de dopamina, substância química liberada pelo cérebro, responsável pela sensação de bem estar que diminui a vontade de comer.
Seu uso , porém , deve ser acompanhado por profissionais da área médica .

Possíveis complicações de saúde dos moderadores de apetite


Resultado de imagem para moderadores de apetite- Não é recomendável ingerir anfetamínicos com outros remédios que atuam no sistema nervoso central, como antidepressivos. O uso concomitante com antibióticos também deve ser evitado, sendo necessário interromper o uso do emagrecedor até curar a infecção. Já o uso conjunto com anticoncepcionais é liberado.

- Assim como o medicamento diminui o apetite , as anfetaminas podem diminuir também a libido . Contudo , essa reação é considerada rara . A perda de peso, por sua vez, pode causar efeito contrário e aumentar a disposição para o sexo .
- O hipertenso pode usar inibidores de apetite desde que esteja com a pressão controlada. Do contrário, o uso deve ser evitado .

- Inibidores de apetite à base de anfetaminas podem dependência psicológica , levando o paciente a crer que apenas irá emagrecer se continuar a usá-lo.

- O uso exagerado e sem prescrição médica pode causar taquicardia e arritmia cardíaca porque os inibidores de apetite com base em anfetaminas aumentam a frequência cardíaca. Se o uso for controlado, podem surgir sintomas de forma leve, mas sem causar problemas de saúde. Infartados devem evitar.

- O tratamento para perder peso com medicação deve ser composto também de exercícios físicos e de um programa de reeducação alimentar para ter sucesso e evitar o “efeito sanfona”.

- Cada tipo de inibidor de apetite age de uma forma no organismo, alguns acelerando o metabolismo, como os anfetamínicos, e outros diminuindo a vontade de comer, como a sibutramina. Por isso devem ser receitados caso a caso e nunca usados em conjunto.

- Os anfetamínicos diminuem a fome, o que faz com que o indivíduo coma menos. Sem o remédio, há uma tendência em engordar porque o efeito da medicação é cortado. Por isso, além do remédio, o tratamento da perda de peso deve vir acompanhado de dieta balanceada e exercícios físicos. Assim o peso poderá ser mantido.

Aviso : Todo tratamento deve ser acompanhado por profissionais de saúde . 

Fonte: noticias.uol.com.br

Leia também

Diet , Light e Zero - Como escolher o produto adequado à sua saúde 


Nenhum comentário:

\

/




Sonhar alto

Sonhar alto
Primeiro passo para levantar voo

UM POUCO DE TUDO

UM POUCO DE TUDO
TUDO SOBRE UNHAS