segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Episiotomia - O corte do Períneo Durante o Parto - Uma Prática Não Recomendada Pela OMS (Organização Mundial da Saúde)

Episiotomia é uma incisão (corte) efetuada na região do períneo (entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto. 

Trata-se de uma prática absurda e machista de, supostamente, aproveitar-se da episiotomia ou da ruptura natural do períneo, para acrescentar pontos extras na vagina durante a sutura. Esse ponto extra teria o objetivo de aumentar o futuro prazer sexual do marido, mesmo que muitas vezes causando dor e desconforto para a mulher a longo prazo.
 O corte do Períneo Durante o Parto - episiotomia


O uso da episiotomia só se justifica em alguns casos, como necessidade de parto instrumentalizado, sofrimento fetal, espaço para acessar a cabeça do bebê. É geralmente realizada com anestesia local.

A finalidade clássica seria reduzir a probabilidade de lacerações perineais graves, enquanto a associação com o fórceps minimizaria o risco de trauma fetal. No entanto, a episiotomia  passou a ser  utilizada indiscriminadamente. 

Essa justificativa passou a ser aceito como verdade incontestável e transcrito em diversos tratados de Obstetrícia em todo o mundo, embora não existissem evidências científicas confiáveis de sua efetividade e segurança. 

Com a hospitalização do parto, passou a ser realizada uma série de intervenções obstétricas para prevenir ou reduzir a incidência de complicações que, no entanto, não se baseavam em evidências científicas. E assim, a prática da episiotomia foi sendo ampliada.
Além de criar um "espaço extra" para a manipulação vaginal, muitos médicos acreditavam que sua realização facilitava a retirada segura do bebê.

Redução do uso da episiotomia
O número de episiotomias só passou a se reduzir a partir da década de 70, quando os movimentos de mulheres e as campanhas pró-parto ativo passaram a questionar o procedimento. Concomitantemente, foram publicados os primeiros estudos clínicos bem conduzidos sobre o tema, em que se questionava o uso rotineiro de episiotomia. 
Foi demostrado que não havia evidências de sua eficácia e havia evidências consideráveis de riscos associados ao procedimento: dor, edema, infecção, hematoma e dispareunia.

Episiotomia de rotina ou episiotomia seletiva:
Conclui-se que os benefícios da episiotomia seletiva (indicada somente em situações especiais) são bem maiores que a prática da episiotomia de rotina. 
A recomendação atual da Organização Mundial de Saúde não é de proibir a episiotomia, mas de restringir seu uso, admitindo-se que em alguns casos ela pode ser necessária. Entretanto, a taxa de episiotomia não deve ultrapassar 10%, evitando riscos maternos ou neonatais. 

Episiotomia e o "ponto do marido"

Há relatos médicos da prática do que se chamava de o "ponto do marido"
Trata-se de uma prática absurda e machista de, supostamente, aproveitar-se da episiotomia ou da ruptura natural do períneo, para acrescentar pontos extras na vagina durante a sutura. Esse ponto extra teria o objetivo de aumentar o futuro prazer sexual do marido, mesmo que muitas vezes causando dor e desconforto para a mulher a longo prazo. 

Manobra de Kristeller - Uma prática antiga e prejudicial, usada durante o parto

  Manobra de Kristeller - Essa é apenas uma das incontáveis formas de violência obstétrica. 

Manobra de Kristeller - Essa é apenas uma das incontáveis formas de violência obstétrica.  A manobra de Kristeller tem esse nome por ter sido idealiza e descrita pelo ginecologista alemão Samuel Kristeller, em 1867.
 Manobra de Kristeller - uma prática danosa à saúde


Manobra de Kristeller é um procedimento ou técnica obstétrica obsoleta executada durante o parto. 
Trata-se da aplicação de pressão na parte superior do útero com o objetivo de facilitar a saída do bebê. 

 
A manobra de Kristeller tem esse nome por ter sido idealizada e descrita pelo ginecologista alemão Samuel Kristeller, em 1867.

É uma manobra realizada por auxiliar do obstetra, juntando-se as duas mãos no fundo do útero, sobre a parede abdominal, com os polegares voltados para frente, tracionando-se o fundo do útero em direção à pelve, no exato momento em que ocorre uma contração uterina durante o parto natural. Pode também ser utilizada durante a cirurgia cesárea.


É importante ressaltar que "A Manobra de Kristeller é reconhecidamente danosa à saúde e, ao mesmo tempo, ineficaz, causando à parturiente o desconforto da dor provocada e também o trauma que se seguirá indefinidamente. Além disso, a utilização da manobra de Kristeller no período expulsivo evidencia o alto grau de interferência na evolução do parto, não permitindo que ele transcorra com o mínimo de intervenções possíveis.

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor