Vira-lata caramelo "assina" nova lei de proteção a animais
Nova lei pune com mais rigor o crime de maus-tratos a animais
PUNIÇÃO MAIOR PARA CRIMES DE MAUS-TRATOS E ABUSOS A ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES
Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, foi sancionada, em 29/09/2020, a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.
Até então, a lei previa para o crime de maus-tratos a animais a pena de três meses a um ano de reclusão, além de multa.
Brasil tem seu primeiro caso confirmado de contaminação em gato doméstico por corona-vírus
Cuiabá - Mato Grosso, em 19/10/2020 - O primeiro animal de estimação a testar positivo para o corona-vírus Sars-CoV-2 do Brasil foi confirmado.
Animal de estimação testa positivo para o corona-vírus
Uma gatinha de poucos meses contraiu Covid-19 de seus donos contaminados este mês, ela não apresenta os sintomas da doença. E há ainda a investigação da possível infecção de outro gato e de um cachorro.
A gatinha foi testada positiva pelo exame molecular de PCR, padrão ouro para o corona-vírus, pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
Investiga-se a hipótese de animais poderem contaminar pessoas e outros bichos. Mas, por enquanto, e essa possibilidade é somente uma hipóteses, sem comprovação.
Segundo os especialistas, parece que entre os bichos, a contaminação por Covid-19 alcança especialmente aos felinos, em todo o mundo, vários deles já foram testados e tiveram o contagio confirmado.
A doença, por si só, já é um mal, porém, o simples fato de se tratar de gatos, que são criaturas que despertam a antipatia e até o ódio de muitas pessoas, os casos de agressões, morte e abando desses animais pode vir a crescer ainda mais. Mais vale lembrar que eles estão sendo contaminados por nós, e não o contrário.
Portanto, não maltrate os gatos, eles são tão vítimas da doença quanto nós.
Proteja-se, sem prejudicar aos indefesos, pois somos todos criaturas de Deus.