terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

TIPOS DE VINAGRE - SEUS USOS E BENEFÍCIOS

O vinagre é um subproduto do vinho muito utilizado na culinária. Existem diversos tipos e cada um com características e indicações particulares. 

Tipos de vinagre




O condimento foi descoberto há pelo menos 8 mil anos, quando se observou uma transformação no vinho. “Trata-se do produto da fermentação do álcool etílico por bactérias acéticas”, explica o agrônomo Celito Guerra, da Embrapa. Daí a presença do ácido acético no líquido. O nome de batismo vem do latim. “Vinu agre ou vinho azedo”.

Tipos de vinagre

O vinagre é um subproduto do vinho muito utilizado na culinária.

Tipos de vinagre

De vinho
Tinto e branco: os mais comuns no mercado são elaborados a partir da fermentação de vinhos feitos com uvas abundantes no Sul do Brasil, caso da Isabel e da Bordeaux.

Xerez: originário de um vinho da Andaluzia, na Espanha, esse vinagre tempera receitas como o gaspacho, sopa com tomate e pimentão.

Balsâmico: o legítimo é feito em Módena, na Itália. A classe é envelhecida em barris de madeira e tem cor escura e sabor adocicado.

De maçã
Como ela é corriqueira no Hemisfério Norte, o vinagre dessa fruta é um dos mais estudados. Aromático e de sabor suave, vai bem em molhos e receitas agridoces.

De arroz
Extremamente popular em países asiáticos, caso do Japão e da China, onde há grande cultivo desse cereal. Faz sucesso na culinária como ingrediente em sushis e conservas.
O vinagre é um subproduto do vinho muito utilizado na culinária.

Tipos de vinagre


De outras frutas
Jabuticaba, carambola, kiwi e abacaxi viram vinagre em países tropicais. Já figo, framboesa e tamarindo são matéria-prima em nações mais ao norte.

De álcool
No Brasil, é elaborado a partir da cana-de-açúcar e costuma ter um preço mais baixo. Pode ser aromatizado com limão e ervas. Bastante usado na fabricação de picles.

De hortaliças
Tomate, cenoura, pepino e outros vegetais também servem como base para o vinagre. Os antigos até usavam esse preparo quando a colheita era farta para evitar desperdícios.


Fonte da informação:https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-principais-tipos-de-vinagres-e-seus-beneficios/ https://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-o-vinagre-certo/ https://www.quali.pt/blog/623-tipo-de-vinagre

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor