Olá , meninas !
Criei esta sessão no blog para tratar de assuntos que são só nossos . De Mulher Para Mulher .
O objetivo é compartilhar questões relacionadas à saúde e ao comportamento , envolvendo a sexualidade , as emoções , os sentimentos , essas entre outras.
Sejam bem-vindas !
Espero que apreciem. Aceito sugestão de temas .
Criei esta sessão no blog para tratar de assuntos que são só nossos . De Mulher Para Mulher .
O objetivo é compartilhar questões relacionadas à saúde e ao comportamento , envolvendo a sexualidade , as emoções , os sentimentos , essas entre outras.
Beijos ,
Laurinha.
17/02/16
Gaveta de Calcinhas da mulher contemporânea
- A calcinha enquanto objeto de uso , desejo e sedução
- Uma calcinha para cada ocasião
- Modelos ideais para cada tipo de corpo
- Calcinha e a saúde íntima
- Como conservar melhor a sua lingerie
Mais que uma proteção íntima , a calcinha vem ganhando , cada vez mais , o status de objeto de desejo e sedução .
Uma simples peça com os mais diversos propósitos.Entre eles , o de guardar , vestir bem , embalar um presente , adornar , proteger , atrair , seduzir...
E segue a lista de usos que essa peça vem ganhando ao longo dos tempos .
Envolvida em fetiches e taras , cobiçada por colecionadores e irresistível aos admiradores mais afoitos , que chegam a furtá-la , ela segue aprontando das suas ; vestindo o corpo delas e mexendo a cabeça deles .
Ela , que nasceu gigantesca , foi reduzida a ponto de não mais poder cumprir sua função original de cobrir toda a região íntima da mulher . Assim , seu uso , que já foi obrigatório , tornou-se opcional .
Alheia a tudo isso , ela ainda agrada a gregos e troianos . Segue sendo um objeto de uso e de desejo.
Mesmo quem não a usa , tem a sua preferência por alguma cor , tamanho ou modelo .
Encontrada em diversos modelos , tem sempre uma nova calcinha sendo adquirida . A peça é escolhida a dedo por elas , quase sempre , pensando em agradar a eles .
Sendo retirada com toda delicadeza , arrancada com brutalidade , rasgada no corpo , puxada de ladinho ou apenas admirada , a calcinha segue protagonizando cenas ardentes .
E , até mesmo não estando em cena , ela ainda faz parte do jogo de sedução . Avisar que está sem ela , pode ser o suficiente para transmitir um recado direto do que se pretende e assim deixar o interessado mais envolvido .
Das mais discretas , às mais exibidas , as calcinhas seguem cumprindo objetivos dos mais variados e atraindo e se destacando , por si só , pelo que contêm , pelo que ocultam ou pelo que propõem .
Calcinhas , calcinhas e mais calcinhas !
Há sempre uma calcinha para cada ocasião
Para o dia a dia , as confortáveis . Para uma fome voraz , as comestíveis . Para aplacar as urgências , aberturas estratégicas . Para seduzir , as rendadas . Para os momentos singelos , fru-frus , pompons e lacinhos .Para romantizar , babadinhos ingênuos . Para os momentos selvagens , estampas de feras . Para os momentos-fofuras , detalhes em pelúcia .
Calcinha de dormir e calcinha de sair , calcinha pra usar com absorvente e calcinha pra namorar... Só nós , mulheres , sabemos o quanto é importante estar com calcinhas certa no momento certo .
Das mais discretas , às mais exibidas , as calcinhas seguem cumprindo objetivos dos mais variados e atraindo e se destacando , por si só , pelo que contêm , pelo que ocultam ou pelo que propõem .
Calcinhas , calcinhas e mais calcinhas !
Modelos de lingerie para cada tipo de corpo
Por muito tempo , as opções de lingerie , com modelagem que respeitam as curvas mais acentuadas e valorizam todos os tipos de corpos , eram mínimas ou inexistentes .A indústria da moda ignorava , solenemente , as medidas que se encontram fora do dito padrão de beleza .
Dessa forma , restava às gordinhas , apenas os modelos básicos , de cores neutras e nada interessantes .
Foram-se também , os tempos em que a moda-praia lhes oferecia apenas maiôs , era isso ou expor-se de forma não muito elegante .
Atualmente , no entanto , as opções de modelagens , tecidos e estampas são das mais variadas , permitindo , assim , que se concilie conforto e estética , charme e sedução , tudo com bom gosto e ainda sem esquecer da saúde .
Assista as dicas do especialista para escolher a calcinha ideal
Alguns modelos plus size de biquini
Calcinha e saúde íntima
A calcinha também interfere na saúde da usuária .Não podemos esquecer que , assim como outras partes do corpo , a região íntima também precisa respirar .
O tipo de tecido , ao menos do forro , que fica em contato com a vulva , deve colaborar com essa transpiração .
Além do algodão , há novos materiais , absorventes e antialérgicos , tão bons quanto ele ou até melhores .
Dormir sem calcinha auxilia em muito nessa transpiração . Não há nada de estranho ou pervertido nisso . Da mesma forma que a pele descansa sem a maquiagem , as unhas sem os esmaltes e os pés sem os sapatos , região íntima também agradecerá quando puder respirar livremente .
Enquanto algumas calcinhas prejudicam por sufocar , há outras que podem prejudicar por quase nada cobrir .
Imagino que não seja muito saudável sentar em cadeiras ou bancos em que muitos já estiveram , vestida de saia curta e uma calcinha mínima incapaz de impedir o contato da vulva com o meio externo .
Secar calcinhas em banheiros é um outro desserviço que se pode prestar à saúde íntima . A umidade e pouca ventilação desse ambiente favorece a proliferação de fungos e bactérias .
O ideal seria secá-las ao Sol , essa pode não ser a melhor opção para o tecido , mas certamente será para a saúde . Caso não seja possível ou desejado , procure secá-las em locais de boa ventilação .
Atenção , também , com o enxague das calcinhas . Os resíduos de detergentes nos tecidos podem causar irritação e até corrimentos . O uso de amaciantes deve ser evitado pelos mesmos motivos .
Como conservar melhor sua lingerie
A fragilidade do tecido e os diversos materiais que compõem a peça exigem cuidados especiais com a lingerie .Evitar tudo que seja agressivo é o que se deve ter em mente para a boa conservação de suas peças íntimas .
- Evite colocá-la na lava-roupas
O atrito excessivo da máquina distorce os tecidos , danificam os aros e hastes , diminuindo , assim , a durabilidade das peças . Lave-as à mão e com delicadeza .
- Lave-as em água fria
- Evite o uso de alvejantes
Use detergentes para tecidos delicados , caso a peça venha a ficar amelada , usar uma solução de água e bicarbonato de sódio pode ser o suficiente para clareá-las .
- Não torça as peças delicadas , apenas esprema-as .
- Evitando deixá-las por longas horas de molho e não secando ao Sol , você também ajuda a conservar suas lingeries .
Pois é...com tantas opções e cuidados a serem observados , a calcinha , sendo essa peça tão pequena , que fica mais oculta que exposta , até que ela ocupa bastante espaço na vida das mulheres !
Mas não sejamos escravas da moda , da moral , das pressões alheias e de tudo que não nos faz bem . O importante é sentir-se livre dentro do seu estilo .
Fazer uso do bom senso , cuidar da saúde e estar bem consigo mesma , também é estar na moda .
29/01/16
Saúde , sexualidade e bem-estar
Talvez esse assunto faça muita gente torcer o nariz . Entendo . Sou mulher e tenho as minhas restrições quanto a certos comportamentos e práticas .
Mas ,por mais delicado que seja o assunto , aposto sempre na informação e no diálogo franco para chegar a um entendimento .
A ciência não sabe dizer exatamente porque , mas confirma que , de fato , muitas mulheres tornam-se altamente receptivas ao sexo durante a menstruação .
Na falta de indícios concretos , atribui-se essa receptividade a fatores psicológicos .
Entende-se que , talvez , a falsa ideia de estar totalmente livre da possibilidade de uma gravidez pode ser um estímulo a mais pela busca da satisfação dos desejos sexuais .
Sexo durante o período menstrual
Seria saudável essa prática ?
E por que será que muitas mulheres o período menstrual é sinônimo de forte desejo sexual ? O que fazer com essa libido , reprimir ou dar vazão à ela ?
Seja pelo desconforto físico ou pelo nojo , pelos tabus e crendices , pelas limitações de cada um ou falta de informação que cercam a menstruação , para muitos , esse período é sinônimo de total indisponibilidade sexual . Mas não necessariamente tem que ser assim .
Segundo os especialistas , não há contraindicações no sexo durante a menstruação , nem mesmo a penetração vaginal fica impedida nesse período .
Relacionar-se sexualmente ou não , essa é uma decisão que fica a cargo do casal , sendo da vontade ambos , os parceiros devem se sentir à vontade para praticar o que desejar .
É importante lembrar que , o fato da parceira estar menstruada , não significa que a proteção pode ser dispensada . Não !
Continua havendo risco de gravidez ,com chances mínimas de acontecer , porém , existe a possibilidade . E as DSTs também precisam ser prevenidas , a presença de sangue não diminui em nada o risco de contaminações , ele a favorece . Portanto , proteção sempre !
Bom , mas para haver sexo , não necessariamente precisa haver coito . O contato sexual pode se dar de outras formas . Tudo depende do quanto o casal está disposto a manter a intimidade ativa mesmo nesse período que, dependendo de cada um , pode ser limitador ou não .
Não basta que um dos parceiros deseje , ambos precisam estar confortáveis com a situação . quando um deseja e o outro rejeita a ideia , dificilmente a coisa fluirá bem .
Alguns homens , uns poucos , diga-se de passagem , gostam e assumem a preferência pelo ato sexual durante a menstruação .
Já outros , basta saber do estado da mulher para quererem distância dela .
Gosto é gosto e não se pode forçar , apenas respeitar .
E a mulher , quando acometida pelos desconfortos físicos da menstruação ou que se sente constrangida devido à suas crenças e limitações , não pode se sentir forçada exceder seus limites .
Afinal , prazer não combina com o sacrifício de nenhuma das partes . Esforço sim , sacrifício , nunca .
Mas atenção , carinho , paciência e muitos beijinhos fazem muito bem em dias de carência .
Com nojinho ou sem ele , o fato é que muitas mulheres ficam sexualmente mais sensíveis durante o período menstrual . E aí , muita calma nessa hora !
Mas nem tudo está perdido , sempre se pode dar um jeitinho , não é mesmo ?!
Vamos às alternativas !
Bom , elas não são nada inéditas , mas a questão principal não é o que ou como fazer , afinal , não há manual para essas coisas e cada um sabe melhor o que lha agrada . A ideia central é não se privar de algo que pode ser saudável , prazeroso e ainda aproximar mais o casal , acrescentando cumplicidade e satisfação à relação .
Namorar no chuveiro , quem nunca o fez isso ?
Pois esta é uma ótima opção para não sujar a roupa de cama e nem se manter em contato com o material que vazar .
Para os momentos de menor fluxo ou para quem não se importa com as manchas , forrar a cama com uma toalha escura pode ser o suficiente para manter a situação sob controle .
Os casais que não toleram qualquer tipo de contato com o sangue , seja físico , visual ou com o odor , esses podem optar pelo uso do coletor menstrual descartável ou pelo absorvente interno em forma de esponja . Ambos permitem a penetração vaginal durante seu uso e ainda sem serem percebidos . (Há mais detalhes sobre eles na postagem abaixo)
O sexo anal também seria uma opção , no entanto , ainda há muito tabu e dúvidas girando em torno dela , sendo assim , melhor não juntar duas questões com as quais muitos encontram dificuldades na prática . Esse é um assunto que merece ser analisado à parte e com cuidado .
Contudo , para os que não encontram dificuldade na prática , por que não ?!
Mas nem só de penetração vive o sexo . Sabemos que há estímulos e brincadeiras eróticas que podem ser igualmente prazerosas .
Um simples absorvente interno abre um leque de possibilidades livres de acidentes .
Eliminada a possibilidade de vazamentos , o casal pode explorar melhor os toques , carícias e as sensações .
Assim , pode-se fazer de um momento em que geralmente ocorre uma certa distância , um momento especial para ambos .
E você , leitora ou leitor , o que pensa disso tudo ? Tem desejo , pratica ou praticaria sexo durante a menstruação ? Tem algo que queira compartilhar , pública ou privadamente ? Alguma dificuldade , dica , truque ou jeitinho para contornar a situação ?
Entre em contato através de comentário ou do formulário de contato que se encontra na barra lateral do blog .
Sua opinião é muito importante .
Beijos ,
Laurinha.
25/01/16
MAIS DOIS TIPOS DE ABSORVENTES
Antes de partir para os novos temas , preciso complementar a listagem de tipos de absorventes . Dois deles não foram mencionados na postagem anterior ; o coletor menstrual descartável , aquele em forma de copinho , e temos ainda um outro absorvente interno , em forma de uma esponjinha .
Bom , ambos são descartáveis , internos e , segundo os fabricantes , permitem a prática de exercícios físicos , natação e até de sexo , são confortáveis para quem usa e imperceptível pelo parceiro .
Para as interessadas nesses produtos , ditos inovadores , que podem nos trazer qualidade de vida , deixarei links e vídeos para maiores informações .
COLETOR MENSTRUAL DESARTÁEL (EM FORMA DE COPINHO)
Diferente dos coletores reutilizáveis , que possuem um cabinho para facilitar a sua retirada e ficam alojados logo no canal vaginal , os descartáveis , por terem formato diferenciado , não possuírem cabinhos e por se alojarem mais profundante , esses permitem que haja penetração sem que ele seja percebido pelo parceiro , afirma o fabricante .
Assista ao vídeo-depoimento de quem experimentou o produto acima .
Veja o passo-a-passo ilustrado sobre a forma correta de utilizar o produto em : http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual-Descart%C3%A1vel
ABSORVENTE INTERNO EM FORMA DE ESPONJA
Diferente dos absorventes internos comuns , feitos de algodão , este é feito de um material maleável , como uma esponjinha mesmo e com maior capacidade de absorção .
Esse não oferece dificuldade para ser introduzido . para que o produto seja bem acomodado , basta a usuária por-se em posição que permita um acesso fácil e confortável da região genital , que posicione-o na entrada da vagina com a ponta para cima e , com o dedo indicador ou médio , empurrar ao máximo para dentro .
Já a retirada do produto , essa sim pode ser bastante complicada .
A ausência de cordinha ou cabinho para puxar dificulta a sua retirada , é necessário tatear com o dedo indicador até tocar a abertura na qual o dedo deve ser encaixado e , assim , puxar o produto , retirando-o .
A dificuldade para retirar o produto , no entanto , pode ser compensada por outras praticidades que ele oferece .
Saiba mais sobre o produto em : http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/bolsa-testou-absorvente-interno-para-usar-sexo-e-na-academia-que-nao-incomoda
Observação: Por maior que seja a capacidade de absorção do produto , não se deve passar mais de 4 ou 6 horas com um objeto na cavidade vaginal . A partir de 4 horas o risco de proliferação de baterias é crescente .
20/01/16
SAÚDE ÍNTIMA
O Período menstrual costuma ser de desconforto , insegurança , indisposição e , para algumas mulheres , de grande mal-estar ou cólicas insuportáveis .
E , além desses desconfortos , ainda há aquela grande preocupação com vazamentos , esses incidentes simplesmente apavoram as mulheres !
Então , resta cuidarmos da nossa saúde e contar com a colaboração dos nossos amigos inseparáveis ; os absorventes íntimos .
Veremos nesta e nas próximas postagens mais sobre esse tema . Afinal , a mulher que não menstrua , já menstruou ou menstruará . E todas temos algo a compartilhar .
Então , vamos lá !
A começar pelo que é menstruação , passando pelos tipos de absorventes , cólicas , sexualidade e mais .
MENSTRUAÇÃO
Menstruação é processo de soltura da camada que reveste as paredes uterinas das mulheres férteis , que não foram fecundadas por um espermatozóide (que não engravidaram).
Mês a mês , o útero se prepara para receber um óvulo , que é liberado pelos ovários , desce pelas trompas e se aloja nele à espera de ser fecundado por algum espermatozoide . Quanto a fecundação não acontece , o útero se desfaz da camada de revestimento na qual o óvulo se desenvolveria , resultando , assim , na menstruação .
Saiba mais sobre menstruação em : http://www.alwaysbrasil.com.br/fases-da-vida/todas-as-mulheres/saiba-tudo-sobre-menstruacao-irregular
http://www.donagiraffa.com/2012/11/duvidas-frequentes-sobre-menstruacao.html
TIPOS DE ABSORVENTES : EXTERNO , INTERNO E COLETOR MENSTRUAL . VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DELES .
A princípio , o que determina o tipo de absorvente é a preferência de cada mulher , mas a intensidade do fluxo , a atividade física a ser praticada ou situação , podem e devem ser consideradas para uma melhor escolha .
Assim , de forma a acompanhar a fase inicial , intermediária e final da menstruação , assim como os períodos diurnos e noturnos , pode haver variações de tipos e tamanhos de absorventes ao longo de um mesmo período menstrual .
COLETOR MENSTRUAL REUTILIZÁVEL
Coletor menstrual , esse produto vem sendo muito falado por alguns , mas ainda é desconhecido por outros . Então , vamos a ele !Coletor menstrual é um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ao contrário dos absorventes externos ou internos (tampões), coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo.
O mais comum possui a forma de um sino ou taça, feito em silicone médico, elastômero termoplástico ou látex. É reutilizável e possui vida útil estimada entre 5 e 10 anos.
Existe um modelo menos comum, feito em polietileno e de forma similar ao diafragma. Este último modelo é descartável; é encontrado apenas na marca Instead. Por ser bastante flexível e macio, o modelo descartável pode ser usado durante o sexo (embora não seja um contraceptivo e não deva ser usado como um). Os modelos reutilizáveis em forma de taça devem ser removidos antes do ato sexual.
Trecho retirado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_menstrual
Ainda pouco conhecido e , menos ainda utilizado , o coletor menstrual pode ser uma alternativa para o uso de absorventes comuns .
Segundo os fabricantes , o produto é antialérgico , anti-odores , mais higiênico que os absorventes externos , de uso supostamente mais prolongado que os outros absorventes (de 6 a 12 horas ), econômico a longo prazo , reutilizável e , portanto , ecologicamente correto Assim , o coletor menstrual parece ter todas as vantagens sobre os outros absorventes . Parece mas pode não ser bem assim .
Contudo , há fatores consideráveis que o impedem de se tornar popular .
Encontrado por valores que variam de noventa a mais de cem reais , o coletor menstrual começa a encontrar resistências já no seu custo , e não para por aí . Sendo raramente encontrado nas farmácias , sua comercialização maior é feita através da internet , assim segue a sua impopularidade .
E ainda tem mais . Apenas a ideia de introduzir um copinho na vagina e praticar as atividades cotidianas com ele lá , já desagrada em muito . Pensar em retirá-lo cheio do material recolhido , higienizar e reutilizá-lo , também não é algo que possa ser chamado de animador , prático nem agradável .
No entanto , especialistas consideram que , quando bem utilizado , o coletor oferece menos riscos à saúde que os absorventes tradicionais , pois , diferente do que acontece com os absorventes internos , ele não altera a flora vaginal e nem mantém o fluxo em contato com a área externa da região íntima , como acontece com os absorventes externos .
Embora o coletor não seja exatamente uma novidade e ainda que não tendo sérias restrições de uso , sua aceitação ainda é cercada de mitos , tabus e desinformações que podem fazer de uma inovação , um verdadeiro mistérios .
A seguir nesse passo , e caso venha a acontecer , penso que levará mais algumas gerações para que esse coletor menstrual se torne popular .
Bom ,eu não o testei o produto , mas algumas mulheres testaram e gravaram seus depoimentos em vídeos . São depoimentos muito interessantes , bem descontraídos e instrutivos , também .
Se você tem dúvidas , curiosidades , se pretende experimentar o produto, vale a pena conferir os vídeos !
Assista-os aqui ou na página de vídeos do blog .
Em http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual , você encontrará instruções e dicas ilustradas sobre a melhor forma de encaixá-lo adequada e confortavelmente .
Saiba mais sobre o tem em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_menstrual
e em : http://www.bolsademulher.com/corpo/novo-coletor-menstrual
ABSORVENTE INTERNO OU TAMPÃO
Tampão ou absorvente interno, é um tipo de absorvente feminino, inserido no canal vaginal e que absorve o sangue oriundo da menstruação. Seu uso é mais problemático que o de um absorvente normal, pois sua duração é menor (exigindo uma troca mais frequente) e sua eficácia é limitada (somente para pequenos fluxos menstruais), assim como predispõe ao risco de infecções , em função de seu uso interno.É altamente desaconselhado o uso absorventes internos ou tampões por longos períodos . Especialistas recomendam que as trocas ocorram de 4 em 4 horas , afim de evitar proliferações de fungos e bactérias , e que ao longo dos dias haja bons intervalos para que a flora vaginal se recupere das alterações causadas pelo contato com o produto .
Portanto , passar a noite com um tampão não é uma opção , mas sim , altamente prejudicial à saúde .
Saiba mais em : http://pt.wikihow.com/Usar-um-Absorvente-Interno
ABSORVENTES EXTERNOS
Na hora da escolha do absorvente , prevalece o conservadorismo .Embora desconfortáveis , quentes , pouco higiênicos , propensos a causar alergias , vazamentos e a fazer volume sob as roupas justas , e ainda antiecológicos , os tradicionais absorventes externos são , de longe , os nossos preferidos .
CÓLICAS , COMPANHEIRAS QUASE CERTAS DA MENSTRUAÇÃO
Além dos absorventes , as cólicas também nos acompanham nessa incrível jornada mensal .
Acredita-se que a cólica menstrual esteja relacionada com as prostaglandinas que são substâncias compostas pela camada interna do útero que fazem com que o útero se contraia.
A cólica menstrual é um problema comum à muitas mulheres . Embora muitas convivam com elas ao longo de toda a vida , profissionais de saúde alertam que não é para se acostumar com a manifestação de cólicas intensas e constantes , pois , elas podem ser sintomas de algum outro problema de saúde .
Tanto a cólica quanto o fluxo excessivo podem estar sinalizando a ocorrência de uma endometriose, fibromas, adesões pélvicas , cistos no ovário ou outros males . Portanto , com ou sem sintomas , mantenha seu exames em dia .
A combinação da prática de alguns exercícios físicos e uma dieta equilibrada , pode prevenir ou trazer alívio às cólicas .
É recomendado que a ingestão de álcool , cafeína , doces , salgados e outros alimentos deve ser evitada ao máximo .
Além do uso de remédios para o caso de dores mais fortes , há outros meios de encontrar alívio para o desconforto menstrual .
Fazer uso de compressas mornas na região do ventre alivia consideravelmente as cólicas mais brandas . Há também remédios caseiros e os alimentos funcionais que podem resolver as manifestações mais simples desse desconforto menstrual .
Saiba mais em : http://www.tuasaude.com/6-dicas-para-diminuir-as-colicas-menstruais/
- Nota : Minhas postagens não têm bases médicas ou técnicas , elas são frutos de pesquisas e experiências minhas . Portanto , elas podem não ser precisas ou totalmente corretas . Diagnósticos e tratamentos devem ser feitos com profissionais de saúde . Consulte seu ginecologista .
PRÓXIMOS ASSUNTOS :
- Sexualidade - Sexo durante a menstruação , por que não ?
- Camisinha Feminina - Sua impopularidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário