quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Nariz e Orelha Nunca Param de crescer - Mito ou verdade ?

Olá !
O assunto de hoje saiu de uma conversa minha com amigos .
 narigudo orelhudo 

Nariz e orelha humanos nunca param de crescer . Mito ou verdade ?

 
Acho que todos já percebemos que , na velhice , orelhas e narizes se tornam bem avantajados , parecendo que permanecem em crescimento .
Será que esses órgãos nunca param de crescer ?



Fui a campo para pesquisar e eis o resultado do que encontrei : 
Antes , porém , friso que não tenho qualquer embasamento técnico ou científico para discorrer acerca do tema . Portanto ,  quaisquer afirmações ou conclusões aqui contidas , tratam-se meramente do resultado de uma pesquisa leiga .


Uma explicação bastante comum para o aparente aumento de nariz e orelha humanos se encontra no fato deles serem formados por uma cartilagem que , ao contrário dos ossos , nunca para de crescer . Sendo assim , esses órgãos encontrariam-se em crescimento ao longo de toda a nossa vida .
Isso poderia explicar tudo , mas não , há ainda outros fatos a serem considerados .

Uma outra explicação diz que o crescimento desses órgãos não acontece de fato , que se trata apenas de uma impressão nossa . 
A resposta para o suposto crescimento de nariz e orelhas estaria na flacidez que os tecidos adquirem com o passar dos anos e na força da gravidade que é exercida sobre eles . Assim , quanto mais velhos , maiores esses órgãos nos parecem . 

Segundo esta fonte , após os quinze anos de idade , o crescimento dessa cartilagem acontece de forma quase insignificante . Esta outra fonte afirma ainda que , entre os 30 e os 70 anos , o nariz cresce cerca de apenas 1 centímetro e a orelha , um pouco menos .
Sendo assim , a cartilagem pouco ou nada influenciaria no aumento de tamanho do nariz e orelha .

 narizEm síntese , a afirmação que a orelha e o nariz humanos não param de crescer não é mito , é um fato . Contudo , não fosse pela flacidez dos tecidos e pela ação da gravidade , esse crescimento seria quase imperceptível aos nossos olhos . 
Enfim , segundo a pesquisa , eles mais desabam que crescem . Será ?!
E você , o que pensa disso ? 
Concorda , discorda , acrescenta ?

  



Outras fontes de pesquisa :
 http://curiosando.com.br/curiosidades-do-corpo-humano/#ixzz3x4ZuQNze


Beijos ,
Laurinha .

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor