quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Sobre o Carnaval brasileiro

Olá !
carnaval2016

O Carnaval do Brasil é , senão a maior festa popular do mundo , então , uma das maiores delas .
E , estando as festividades carnavalescas prestes a acontecer , farei uma série de postagens sobre o tema .
Estou preparando , para os próximos dias , as principais informações do Carnaval 2016 de todo o pais , porém , com um foco maior no Rio de Janeiro , afunilando para a Cidade do Rio e Região Central .

Antes , compartilho aqui um resumo da história do Carnaval no Brasil .

Veja também: Carnaval 2021

A Origem do Carnaval do Brasil

Segundo alguns autores e historiadores, o Carnaval brasileiro se origina de festejos portugueses , trazidos para cá  , por volta do século XVI . 
Ao misturar-se com escravos e outras tradições culturais , esses festejos começaram a ganhar a forma do nosso Carnaval atual .
Pelo final do século XVIII , essa manifestação cultural , que consistia em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos , já era praticada em todo o território brasileiro  . Assim , elas tornaram-se uma das principais manifestações culturais que o Carnaval do Brasil .

Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira , através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.


Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. 

Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos bailes de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.

O carnaval é uma das principais festas do Brasil, ocupando lugar de destaque entre diversas camadas da população e da mídia. 
Por volta de 1870, a maneira como a população divertia-se no período carnavalesco passou a apresentar mudanças decorrentes do enriquecimento proporcionado pela expansão cafeeira. 

A formação do carnaval popular paulistano tem como base fundamental as festas de caráter religioso-profano das pequenas cidades interioranas nas quais a população pobre manifestava-se por meio de suas danças e músicas .
A influência dos cordões foi determinante para as primeiras escolas de samba de São Paulo na mesma medida em que os ranchos influenciaram as escolas cariocas. 
Atualmente, em São Paulo e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas de samba fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos. 
Com o crescimento vertiginoso dessas agremiações o processo de criação se especializou gerando muitos empregos concentrados, principalmente, nos chamados barracões das escolas de samba.

O Carnaval do Rio de Janeiro figura no Livro dos Recordes como o maior carnaval do mundo.

O Carnaval de Salvador é repleto de cantores famosos, que se apresentam-se em cima de trios elétricos,  também ocorrem desfiles de blocos afros. 

O Carnaval Recife/Olinda é considerado o carnaval mais democrático e culturalmente diverso do país, e é conhecido por seus característicos bonecos de olinda e pelo ritmo do frevo e do maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guinness Book 1995, o Galo da Madrugada.

Corte real é o nome dado ao cortejo do carnaval, composto pelo Rei Momo, rainha e princesas do carnaval. sendo realizados em todo o Brasil, de formas diferentes, sendo organizados em concurso, por ligas de carnaval e instituições públicas, ligadas ao turismo, como a Riotur

O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, quem comanda a folia. possuindo uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. 
Hoje existe concurso para a escolha do Rei Momo em várias cidades do Brasil. sendo o mais noticiado o do Carnaval do Rio de Janeiro. para ser rei-momo é preciso ser muito simpático e esbanjar alegria, além de pesar no mínimo 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade. sendo que em 2004, um candidato magro acabou-se eleito como rei-momo, devido a mudança do peso pelos organizadores.

Fonte da informação : https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor