domingo, 10 de janeiro de 2016

Vitrine Viva

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_cabra.jpg Fêmeas não são máquinas , filhotes não são mercadorias.

Não compre animais de estimação , eles não são mercadorias de produção em série .
Quem gosta de animais , sabe que seu valor não  está na raça , nem no preço estipulado para sua comercialização , mas sim , na alegria que sua presença ou lembrança proporciona .
    
A adoção e a castração são os melhores caminhos a serem seguidos para a diminuição de animais abandonados e , também , para que cesse a produção indiscriminada de animais de estimação . 
As ruas estão repletas de cães e gatos abandonados , os abrigos se encontram na mesma situação . Com tantos animais abandonados , as instituições não dão conta de mantê-los dignamente . Assim , imperam os abandonos , maus-tratos e extermínios . 
Então , para quê produzir mais animais se não estamos dando conta dos já existentes ? Apenas pelo capricho de ter o cão da raça A , B ou C  ? Onde estaria a racionalidade nisso ?
   
animais de estimaçãoÉ lindo ver um filhotinho na vitrine e nas feiras especializadas , mas, é horrível vê-los sendo  exterminados , abandonados ou maltratados como tantos deles . 
Para que esse círculo vicioso se desfaça é preciso que haja , em cada um de nós , a consciência que fêmeas estão sendo mantidas em cativeiros com o objetivo único de fabricar "mercadorias fofas" a serem expostas em vitrines vivas .
 Essas fêmeas , quando chegam ao fim da sua vida "útil" , são
descartadas pura e simplesmente . Afinal , quem a possui para fins lucrativos , não se prestará a alimentar e cuidar de um animal improdutivo . Seu provável fim será o abandono ou o sacrifício .

Antes de se deixar seduzir pelos olhinhos encantadores de filhotes postos à venda , pense na linha de produção que há por trás deles , pense no tanto de animais que estão aguardando por um lar , pense nas vítimas de abandonado , maus-tratos e sacrifícios . 

Adoção de animais de estimação  

Fala-se de todo rigor envolvido no processo de adoção de animais .
Sim , cada instituição tem as suas regras , com isso , torna-se mais fácil e rápido comprar que adotar . Mas quem disse que criar um animal , com responsabilidade , é fácil ? 
 animais de estimaçãoO impulso de fazer a compra pode ser forte naquele momento , mas a responsabilidade deve durar por toda a vida daquele animal . Levá-lo para casa é apenas o primeiro passo dessa longa jornada .
Enquanto os comerciantes visam apenas o lucro e a satisfação momentânea do cliente , as instituições de defesa dos animais não os vêm como meras mercadorias , elas visam , acima de tudo , o bem-estar do animal .
Ainda que os abrigos estejam super lotados , livrar-se dos animais de qualquer forma não é o objetivo .
As instituições trabalham para que eles sejam levados para lares verdadeiramente acolhedores e seguros . 
O simples fato dos animais encontrarem-se em abrigos e postos para a adoção , significa que , no mínimo , eles foram vítimas de abandono , portanto , ele não precisam passar por mais sofrimentos .
A super lotação dos centros de controle de zoonoses , no entanto , não acontece devido aos critérios de adoção . Não . São os critérios dos adotantes , juntamente com a  falta de castração e o abandono dos animais que super lotam essas unidades .

Pensemos no que podemos fazer para melhorar essa situação e façamos .

Beijos ,
Laurinha .

Veja como adotar na SUIPA : 
http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=adocao.asp
Como denunciar  maus-tratos : 
http://www.adotebicho.com.br/artigos/45-adocao-animais/153-como-denunciar-maus-tratos
Sobre centros de controle de zoonoses : 
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/centro-zoonoses/
Site do IBAMA
http://www.ibama.gov.br/


Temas Relacionados 
http://umpoucodetudocomlaurinha.blogspot.com.br/2016/01/suipa-programas-campanhas-e-servicos.html
SUIPA-programas-campanhas-e-servicos
animais de estimação
Animais de estimação - não compre , adote

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor