Dica Rápida e Fácil Para Economizar Gás de Cozinha No Seu Dia-a-dia
[Economia Doméstica]
Como economizar gás de cozinha |
Mas aposto que, na pressa de preparar a comida mais rapidamente, você dê preferência por usar o fogo o mais alto possível, certo?
Errado! O fogo alto só faz o alimento secar mais rápido! E, ao secar antes do cozimento, é necessário ser adicionado mais água para que ele se complete. Ou seja, mais água, mais perda de temperatura, mais tempo e mais gás.
Sendo assim, vemos como é muito simples economizar gás de cozinha; basta que, depois de a água ou o alimento ter levantado fervura, passar a cozinhá-los os em fogo baixo. Desde que seja mantida a fervura, o tempo de cozimento se manterá o mesmo, mas o consumo de gás será menor.
Não esqueça, também, de tapar as panelas, tanto para cozimentos quanto para uma simples fervura de água. A tampa ajuda a manter o calor preso, evitando o desperdício de tempo e energia.
No caso de cozimento em panela de pressão, o procedimento é o mesmo; assim que ela começar a chiar, o fogo já pode ser abaixado, que o tempo de preparo será o mesmo, sendo que com um menor consumo de gás.
Observações:
As frituras necessitam ser feitas em óleo bem quente. Portanto, o preparo de salgadinhos e batatas fritas, por exemplo, podem não ficar boas se feitas em fogo baixo.
A tendência é que fiquem molengos, que absorvam mais gordura ou que acabem cozinhando em vez de fritando.
As massas, como inhoc e espaguetes, também podem necessitar de cozimento em fogo mais alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário