segunda-feira, 11 de julho de 2016

PÍLULA DO DIA SEGUINTE - SAIBA COMO ELA DEVE SER USADA

PÍLULA DO DIA SEGUINTE - SAIBA COMO USAR O MEDICAMENTO DE FORMA SEGURA E EFICAZ

Há muitas dúvidas acerca da pílula do dia seguinte. Ela é abortiva? Depois de ter feito sexo desprotegido, tenho quanto tempo para tomá-la? Ela é eficaz? Posso tomá-la mais de uma vez por mês?
esclarecendo as dúvidas sobre a pílula do dia seguinte
 Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte), que é vendido sem receita médica nas farmácias ao custo de aproximadamente R$ 20,00, o dr. Donizetti Ramos dos Santos, médico do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, e a dra. Marta Curado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo, respondem às perguntas que tornam o uso do medicamento seguro.

Quando devo usar a pílula do dia seguinte?


A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, portanto deve ser utilizada somente em último caso. Nos Estados Unidos a chamam de plano B. Ela deve ser usada quando, por exemplo, a camisinha estoura no momento da ejaculação. Ou então quando a menina se esquece de tomar  a
pílula anticoncepcional durante dois, três dias e só se lembra no momento do coito. Em casos de estupro ela também é amplamente utilizada. Portanto,  não se deve fazer de seu uso um hábito nem tomar mais que uma dose por mês. É importante ressaltar a importância desse medicamento na vida das mulheres, pois ele tem diminuído em mais de 50% a taxa de gravidez indesejada e evitado milhares de abortamentos.

A pílula tem alguma contraindicação?


Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e tromboembolismo venoso devem evitar tomar o medicamento. É importante conversar com um médico antes.

Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês?


Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

Como a pílula do dia seguinte age no organismo? Ela é abortiva?


pílula do dia seguinte Não. O principal objetivo da pílula é bloquear a ovulação e com isso dificultar a incidência de gravidez. Caso a mulher não tenha ovulado, o anticoncepcional de emergência deverá impedir ou retardar a liberação do óvulo, evitando a fertilização. A pílula não deixa formar o endométrio gravídico (camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado e cuja descamação dá origem à menstruação).




Depois do sexo desprotegido, quanto tempo tenho para tomar a pílula?


O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.

É necessário receita médica para adquiri-la?



Não. Nos postos de saúde a receita também não é mais exigida, o que foi um enorme avanço em termos de saúde pública. Antes a mulher tinha que esperar quase dois meses para consultar um ginecologista. Nesse meio tempo, se ela esperasse a pílula, já estaria grávida. Atualmente, a mulher pode ir até o posto e se não tiver um médico de plantão, o próprio enfermeiro está autorizado a fornecer o medicamento a ela. Além disso, se ela for menor de idade, não é preciso estar acompanhada dos pais.

Normalmente o enfermeiro ou o técnico de enfermagem vai sugerir que ela converse com um médico posteriormente com o objetivo de ver se ela não está utilizando esse medicamento como único método contraceptivo, o que não é indicado.

Após utilizar o contraceptivo de emergência, posso continuar tomando pílula anticoncepcional ou tenho que esperar menstruar?


Espere vir a menstruação e comece a tomar uma nova cartela de pílula. Mas não faça sexo desprotegido, a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo.
gravidez


(Fonte da matéria: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/pilula-do-dia-seguinte-perguntas-e-respostas/)

2 comentários:

Joana disse...

Olá,posso usar pílula do dia seguinte mesmo utilizando injeção? To com medo! To querendo sabe mas só achei o site com a bula do medicamento http://cyclofemina.com.br/,não achei nada sobre isso. Vocês podem me ajudar?Obrigada!

Silvanaa disse...

Olá, Joana...
Não sou da área da saúde e não posso te responder com toda certeza, mas vendo a sua pergunta, voltei a pesquisar sobre o medicamento. É certo que não há indicação de pílula do dia seguinte para quem já usa anticoncepcional . A resposta mais próxima que encontrei para a sua dúvida é que, a pílula do dia seguinte é indicada para quem usa injeções de acetato de medroxiprogesterona (também chamado de Depo-Provera®) mas que tenha atrasado sua injeção mais de duas semanas.
Assim, não posso dizer se você deve tomar ou não, mas caso você venha a tomar a pílula, provavelmente, seu organismo estará recebendo uma superdosagem de hormônios. Isso deverá fazer sua menstruação descer, mas também poderá trazer efeitos colaterais além dos que a pílula normalmente traria .
Sugiro que você consulte um especialista para ter certeza de estar fazendo a coisa certa.
Agradeço por deixar sua dúvida e espero ter ajudado, minimamente que seja.
Boa sorte com o seu problema, que ele se resolva da melhor forma. Querendo esclarecer algo mais ou compartilhar a resolução, sinta-se à vontade para retornar .
Beijos.

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor