domingo, 27 de março de 2016

Diferenças entre os alimentos diet , light e zero

Diet , Light e Zero - Como escolher o produto adequado à sua saúde 

 diet light e zeroNão são poucos os consumidores que ficam em dúvida da escolha entre o diet e o light, sobre qual é o mais indicado à sua dieta .

Segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, é o percentual de redução de algum nutriente ou de calorias apresentada pelo alimento que o torna light , e a retirada de algum nutriente é o que o torna diet . Não importando , em ambos os casos , que esse nutriente seja gordura , açúcares , sódio ou outros .

Podemos separar o DIET , LIGHT e ZERO da seguinte forma:

ALIMENTOS DIET

Diet são os alimentos que , normalmente , têm 100% de um determinado nutriente eliminado de sua composição .
São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais .
Alimentos produzidos sem adição de açúcar , sódio , gorduras , entre outros , são considerados diet .
Assim , diabéticos , hipertensos , pessoas com altas taxas de colesterol , por exemplo , podem consumi-los sem prejuízos a tais enfermidades .

ALIMENTOS LIGHT

Light são alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.
O sal com menor teor de sódio e os adoçantes com menor teor de açúcar , assim como os alimentos produzidos com redução de carboidratos , açúcares , gorduras , sódio ou algum outro nutriente , também são considerados alimentos light .
Esses alimentos não são recomendados para os que possuem restrições alimentares , apenas para quem pretende reduzir calorias .


ALIMENTOS ZERO

ZERO são os alimentos que , assim como os diet , têm um de seus nutrientes eliminados na sua produção .


Considerações importantes sobre alimentos light e diet

 diet light e zeroO alimento DIET ou Light , nem sempre tem menos calorias que o produto convencional .
Alguns desses alimentos podem ser até mais calóricos que os convencionais , isso depende dos nutrientes restringidos e se houve acréscimo de outro ou outros nutrientes ao produto.
Geralmente , um alimento produzido sem açúcares , por exemplo , pode ser acrescido de mais gorduras , tornando-o , assim , tão ou mais calórico que sua forma convencional .
Portanto compare a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos.
Vale ressaltar que na tabela de ingredientes de um produto , os primeiros nutrientes a surgir , são os que se encontram em maior quantidade naquele alimento . Assim fica fácil verificar se estaremos consumindo alimentos à base de gorduras ou açúcares .


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