quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FRUTAS CÍTRICAS - Refresque-se e previna doenças com o poder da natureza

O VERÃO ESTÁ CHEGANDO, REFRESQUE-SE E CUIDE-SE COM AS FRUTAS CÍTRICAS !

O QUE SÃO FRUTAS CÍTRICAS 

Previna doenças com as frutas cítricas
Frutas cítricas - sabor e saúde 

As frutas cítricas são aquelas que contêm um componente chamado citrus ou citrino. Duas de suas características são o sabor levemente ácido e um toque refrescante. 



Esse componente bioquímico contém o ácido cítrico e é uma das principais fontes de vitamina C que nosso corpo necessita. O ácido cítrico participa dos principais metabolismos que ocorrem em todos os seres vivos e possui, entre outras, excelentes propriedades antioxidantes (um conservante natural), que são fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção da boa saúde. O sabor levemente ácido e o toque refrescante são as razões pelas quais as pessoas, em geral, apreciam muito os sucos feitos com essas frutas.



Frutas cítricas - sabor, frescor e saúde
Propriedades das frutas cítricas
Provavelmente, as frutas cítricas são a classificação de alimentos mais diretamente associada, pela população em geral, à cura de gripes e resfriados. Desta forma, desde as primeiras vezes que ouvimos nossos familiares dizerem que chupando laranja e tomando limonada vamos ficar, nos acostumamos a pensar nos alimentos, principalmente, nas frutas cítricas, como protetoras da saúde, isso além de saborosas, de darem sucos bem refrescantes e de matarem a  fome.
Veja quais as características das frutas cítricas, suas principais propriedades nutricionais e medicinais.

PRINCIPAIS FRUTAS CÍTRICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS


ACEROLA
Aumenta a disposição física, acelera os processos de cicatrização, combate infecções e resfriados, reduz os riscos de problemas cardíacos.

AMEIXA
Possui alto valor nutritivo, sendo rica em sais minerais e vitaminas. É recomendada para prisão de ventre. Combate o reumatismo. Previne queda de cabelos.

ABACAXI 
Também conhecido como ananás, traz uma série de benefícios À saúde. A polpa e a casca são excelentes para a desobstrução do fígado. Favorece a digestão. contribui para a depuração do sangue.

CAJU
Eficiente no combate aos resfriados. Previne hemorroidas. Contribui para a melhoraria da disposição física.

LIMÃO 
Rico em vitamina C, fósforo, potássio, enxofre e magnésio. Combate anemia, problemas no fígado, hemorragias, entre outros.
Outra qualidade importante do limão vem de uma substância chamada limoneto, que combate os radicais livres e ajuda na manutenção do colágeno. O consumo regular do limão é muito importante para a prevenção da saúde e longevidade.

LARANJA
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, princialmente, de boca, laringe e estômago. O suco da laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos e açúcares, sendo, por isso, bastante eficaz no combate aos resfriados. Ajuda nas cicatrizações. Impede a formação de gengivites. A flor da laranja possui propriedades calmantes, sendo, portanto, excelente remédio caseiro contra a insônia A casaca da laranja é excelente tônico e digestivo.

ROMÃ
Eficaz como antibiótico natural, principalmente em situações de amigdalite, faringite e inflamação das gengivas. As flores são também indicadas contra diarreias. O chá, feito com as folhas da romã, é eficaz no tratamento de conjuntivites e afecções nos olhos.

JABUTICABA
Protege e estimula a renovação de tecidos ricos em colágeno. Protege contra a arteriosclerose. Combate a formação de rugas e de radicais livres. Ajuda a circulação sanguínea . Combate o colesterol.

TANGERINA
Também conhecida como mexerica, é uma fruta cítrica com propriedades diuréticas e digestivas. Devido ao seu elevado teor de vitamina C, proporciona um maior vigor e disposição física.

FRUTAS CÍTRICAS E OBESIDADE

Recentes pesquisas científicas mostram que uma substância encontrada em alguns flavonoides de frutas cítricas, chamada narigenina, pode ser altamente eficaz na prevenção da obesidade. Estes estudos mostram que a naringenina pode corrigir as elevações de colesterol, normalizar o metabolismo da glicose e reprogramar o fígado para que ele queime o excesso de gorduras em vez em vez de armazená-los. Os estudos estão ainda em fase inicial, mas já são uma grande promessa.

Frutas cítricas e a saúde
Cítricos















Na postagem seguinte, veremos várias receitas de chás, remédios e xaropes para tratar diversos problemas de saúde .
Até lá, beijos !

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor