quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Saúde íntima da mulher - menstruação , cólicas e tipos de absorventes

                    SAÚDE ÍNTIMA 


 menstruação colicas absorventes
O Período menstrual costuma ser de desconforto , insegurança , indisposição e , para algumas mulheres , de grande mal-estar ou cólicas insuportáveis .

E , além desses desconfortos , ainda há aquela grande preocupação com vazamentos , esses incidentes simplesmente apavoram as mulheres ! 
Então , resta cuidarmos da nossa saúde e contar com a colaboração dos nossos amigos inseparáveis ; os absorventes íntimos .


MENSTRUAÇÃO

menstruação colicas absorventes
Menstruação é processo de soltura da camada que reveste as paredes uterinas das mulheres férteis , que não foram fecundadas por um espermatozóide (que não engravidaram). 

Mês a mês , o útero se prepara para receber um óvulo , que é liberado pelos ovários , desce pelas trompas e se aloja nele à espera de ser fecundado por algum espermatozoide . Quanto a fecundação não acontece , o útero se desfaz da camada de revestimento na qual o óvulo se desenvolveria , resultando , assim , na menstruação .   

Saiba mais sobre menstruação em: http://www.alwaysbrasil.com.br/fases-da-vida/todas-as-mulheres/saiba-tudo-sobre-menstruacao-irregular
http://www.donagiraffa.com/2012/11/duvidas-frequentes-sobre-menstruacao.html



Resultado de imagem para barrinhas gif


CÓLICAS , COMPANHEIRAS QUASE CERTAS DA MENSTRUAÇÃO 

 menstruação colicas absorventes
Além dos absorventes , as cólicas também nos acompanham nessa incrível jornada mensal .

Acredita-se que a cólica menstrual esteja relacionada com as prostaglandinas que são substâncias compostas pela camada interna do útero que fazem com que o útero se contraia.

A cólica menstrual é um problema comum à muitas mulheres . Embora muitas  convivam com elas ao longo de toda a vida , profissionais de saúde alertam que não é para se acostumar com a manifestação de cólicas intensas e constantes , pois , elas podem ser sintomas de algum outro problema de saúde .

Tanto a cólica quanto o fluxo excessivo podem estar sinalizando a ocorrência de uma endometriose, fibromas, adesões pélvicas , cistos no ovário ou outros males . Portanto , com ou sem sintomas , mantenha seu exames em dia .   

A combinação da prática de alguns exercícios físicos e uma dieta equilibrada , pode prevenir ou trazer alívio às cólicas . 

É recomendado que a ingestão de álcool , cafeína , doces , salgados e outros alimentos deve ser evitada ao máximo .    
Além do uso de remédios para o caso de dores mais fortes , há outros meios de encontrar alívio para o desconforto menstrual .
Fazer uso de compressas mornas na região do ventre alivia consideravelmente as cólicas mais brandas . Há também remédios caseiros e os alimentos funcionais que podem resolver as manifestações mais simples desse desconforto menstrual .   

Saiba mais em : http://www.tuasaude.com/6-dicas-para-diminuir-as-colicas-menstruais/


  • Nota : Minhas postagens não têm bases médicas ou técnicas , elas são frutos de pesquisas e experiências minhas . Portanto , elas podem não ser precisas ou totalmente corretas . Diagnósticos e tratamentos devem ser feitos com profissionais de saúde . Consulte seu ginecologista . 



Resultado de imagem para barrinhas gif



TIPOS DE ABSORVENTES : EXTERNO , INTERNO E COLETOR MENSTRUAL . VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DELES . 

 menstruação colicas absorventes
A princípio , o que determina o tipo de absorvente é a preferência de cada mulher , mas a intensidade do fluxo , a atividade física a ser praticada ou situação , podem e devem ser consideradas para uma melhor escolha . 

Assim , de forma a acompanhar a fase inicial , intermediária e final da menstruação , assim como os períodos diurnos e noturnos , pode haver variações de tipos e tamanhos de absorventes ao longo de um mesmo período menstrual .


COLETOR MENSTRUAL REUTILIZÁVEL

 coletor mentrual menstruação colicas absorventesColetor menstrual , esse produto vem sendo muito falado por alguns , mas ainda é desconhecido por outros . Então , vamos a ele !

Coletor menstrual é um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ao contrário dos absorventes externos ou internos (tampões), coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo.

O mais comum possui a forma de um sino ou taça, feito em silicone médico, elastômero termoplástico ou látex. É reutilizável e possui vida útil estimada entre 5 e 10 anos.
Existe um modelo menos comum, feito em polietileno e de forma similar ao diafragma. Este último modelo é descartável; é encontrado apenas na marca Instead. Por ser bastante flexível e macio, o modelo descartável pode ser usado durante o sexo (embora não seja um contraceptivo e não deva ser usado como um). Os modelos reutilizáveis em forma de taça devem ser removidos antes do ato sexual.
Trecho retirado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_menstrual

Ainda pouco conhecido e , menos ainda utilizado , o coletor menstrual pode ser uma alternativa para o uso de absorventes comuns .

Segundo os fabricantes , o produto é antialérgico , anti-odores , mais higiênico que os absorventes externos , de uso supostamente mais prolongado que os outros absorventes (de 6 a 12 horas ), econômico a longo prazo , reutilizável e , portanto , ecologicamente correto Assim , o coletor menstrual parece ter todas as vantagens sobre os outros absorventes . Parece mas pode não ser bem assim . 
Contudo , há fatores consideráveis que o impedem de se tornar popular . 

Encontrado por valores que variam de noventa a mais de cem reais ,  o coletor menstrual começa a encontrar resistências já no seu custo , e não para por aí . Sendo raramente encontrado nas farmácias , sua comercialização maior é feita através da internet , assim segue a sua impopularidade .

E ainda tem mais . Apenas a ideia de introduzir um copinho na vagina e praticar as atividades cotidianas com ele lá , já desagrada em muito . Pensar em retirá-lo cheio do material recolhido , higienizar e reutilizá-lo  , também não é algo que possa ser chamado de animador , prático nem agradável .

No entanto , especialistas consideram que , quando bem utilizado , o coletor oferece menos riscos à saúde que os absorventes tradicionais , pois ,  diferente do que acontece com os absorventes internos , ele não altera a flora vaginal e nem mantém o fluxo em contato com a área externa da região íntima , como acontece com os absorventes externos . 


Embora o coletor não seja exatamente uma novidade e ainda que não tendo sérias restrições de uso , sua aceitação ainda é cercada de mitos , tabus e desinformações que podem fazer de uma inovação , um verdadeiro mistérios .

A seguir nesse passo , e caso venha a acontecer , penso que levará mais algumas gerações para que esse coletor menstrual se torne popular .

Bom ,eu não o testei o produto , mas algumas mulheres testaram e gravaram seus depoimentos em vídeos . São depoimentos muito interessantes , bem descontraídos e instrutivos , também .   

Se você tem dúvidas , curiosidades , se pretende experimentar o produto, vale a pena conferir os vídeos !






Em  http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual , você encontrará instruções e dicas ilustradas sobre a melhor forma de encaixá-lo adequada e confortavelmente .

Saiba mais sobre o tem em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_menstrual
e em :  http://www.bolsademulher.com/corpo/novo-coletor-menstrual


ABSORVENTE INTERNO OU TAMPÃO 

 menstruação colicas absorventes
Tampão ou absorvente interno, é um tipo de absorvente feminino, inserido no canal vaginal e que absorve o sangue oriundo da menstruação. Seu uso é mais problemático que o de um absorvente normal, pois sua duração é menor (exigindo uma troca mais frequente) e sua eficácia é limitada (somente para pequenos fluxos menstruais), assim como predispõe ao risco de infecções , em função de seu uso interno.

É altamente desaconselhado o uso absorventes internos ou tampões por longos períodos . Especialistas recomendam que as trocas ocorram de 4 em 4 horas , afim de evitar proliferações de fungos e bactérias , e que ao longo dos dias haja bons intervalos para que a flora vaginal se recupere das alterações causadas pelo contato com o produto .  

Portanto , passar a noite com um tampão não é uma opção , mas sim , altamente prejudicial à saúde .
Saiba mais em : http://pt.wikihow.com/Usar-um-Absorvente-Interno


ABSORVENTES EXTERNOS

 menstruação colicas absorventesNa hora da escolha do absorvente , prevalece o conservadorismo . 
 Embora desconfortáveis , quentes , pouco higiênicos , propensos a causar alergias , vazamentos e a fazer volume sob as roupas justas , e ainda antiecológicos , os tradicionais absorventes externos são , de longe , os nossos preferidos . 




Resultado de imagem para barrinhas gif



 MAIS DOIS TIPOS DE ABSORVENTES 


 coletor menstrual descartável

Complementando a listagem de tipos de absorventes . 

Dois deles não foram mencionados na postagem anterior ; o coletor menstrual descartável , aquele em forma de copinho , e temos ainda um outro absorvente interno , em forma de uma esponjinha . 

Bom , ambos são descartáveis , internos e , segundo os fabricantes , permitem a prática de exercícios físicos , natação e até de sexo , são confortáveis para quem usa e imperceptível pelo parceiro .    
Para as interessadas nesses produtos , ditos inovadores , que podem nos trazer qualidade de vida , deixarei links e vídeos para maiores informações .  


COLETOR MENSTRUAL DESARTÁEL (EM FORMA DE COPINHO)


Diferente dos coletores reutilizáveis , que possuem um cabinho para facilitar a sua retirada e ficam alojados logo no canal vaginal , os descartáveis , por terem formato diferenciado , não possuírem cabinhos e por se alojarem mais profundante , esses permitem que haja penetração sem que ele seja percebido pelo parceiro , afirma o fabricante .

Assista ao vídeo-depoimento de quem experimentou o produto acima . 

Veja o passo-a-passo ilustrado sobre a forma correta de utilizar o produto  em : http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual-Descart%C3%A1vel


ABSORVENTE INTERNO EM FORMA DE ESPONJA 


 coletor menstrual descartávelDIFERENTE DOS ABSORVENTES INTERNOS COMUNS , FEITOS DE ALGODÃO , ESTE É FEITO DE UM MATERIAL MALEÁVEL , COMO UMA ESPONJINHA MESMO E COM MAIOR CAPACIDADE DE ABSORÇÃO . 
ESSE NÃO OFERECE DIFICULDADE PARA SER INTRODUZIDO . PARA QUE O PRODUTO SEJA BEM ACOMODADO , BASTA A USUÁRIA POR-SE EM POSIÇÃO QUE PERMITA UM ACESSO FÁCIL E CONFORTÁVEL DA REGIÃO GENITAL , QUE POSICIONE-O NA ENTRADA DA VAGINA COM A PONTA PARA CIMA E , COM O DEDO INDICADOR OU MÉDIO , EMPURRAR AO MÁXIMO PARA DENTRO .
JÁ A RETIRADA DO PRODUTO , ESSA SIM PODE SER BASTANTE COMPLICADA . 
A AUSÊNCIA DE CORDINHA OU CABINHO PARA PUXAR DIFICULTA A SUA RETIRADA , É NECESSÁRIO TATEAR COM O DEDO INDICADOR ATÉ TOCAR A ABERTURA NA QUAL O DEDO DEVE SER ENCAIXADO E , ASSIM , PUXAR O PRODUTO , RETIRANDO-O . 
A DIFICULDADE PARA RETIRAR O PRODUTO , NO ENTANTO , PODE SER COMPENSADA POR  OUTRAS PRATICIDADES QUE ELE OFERECE .
SAIBA MAIS SOBRE O PRODUTO EM : HTTP://WWW.BOLSADEMULHER.COM/SAUDE-MULHER/BOLSA-TESTOU-ABSORVENTE-INTERNO-PARA-USAR-SEXO-E-NA-ACADEMIA-QUE-NAO-INCOMODA  

OBSERVAÇÃO: POR MAIOR QUE SEJA A CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DO PRODUTO , NÃO SE DEVE PASSAR MAIS DE 4 OU 6 HORAS COM UM OBJETO NA CAVIDADE VAGINAL . A PARTIR DE 4 HORAS O RISCO DE PROLIFERAÇÃO DE BATERIAS É CRESCENTE . 


Leia também 
sexo na menstruaçao
Sexo durante a menstruação
gaveta de calcinhas
Gaveta de calcinhas

Nenhum comentário:

\

/




Sonhar alto

Sonhar alto
Primeiro passo para levantar voo

UM POUCO DE TUDO

UM POUCO DE TUDO
TUDO SOBRE UNHAS